Tradições do Casamento: Significados e Curiosidades

28 de out. de 2010

Oi amigos,

Hoje a moda é inovar, mas acabamos sempre nos baseando nas tradições na hora de decidir sobre o casório.... E sempre fica a curiosidade de saber pq o casamento é deste jeitinho: vestido da noiva branco, aliança na mão esquerda, etc. E como será que fazem em outros países? Achei umas explicações e curiosidades bem interessantes.


De acordo com a tradição hindu, chover no dia do casamento é considerado um sinal de sorte.

No Japão, o casal de noivos bebe 9 goles de sake, tornando-se marido e mulher a partir do primeiro gole.

Na Índia, o irmão do noivo atira com flores sobre o casal no fim da cerimónia para os proteger do mal.

Os franceses muitas vezes fazem brindes num copo especial com duas pegas, especial para os noivos.

Na Alemanha, a noiva transporta sal e pão no seu bolso para assegurar recompensa, o noivo transporta grãos de cereais, para dar saúde e sorte.

As ferraduras são consideradas objectos de boa sorte num casamento devido à sua forma em lua, que se diz símbolo da fertilidade.

Na China, a cor do amor é o vermelho, durante a cerimónia do casamento, o casal bebe vinho com mel de dois copos atados com uma fita vermelha.

Existe uma tradição que diz que a noiva não deve cozinhar o seu bolo de casamento.

No Japão, o branco foi utilizado para as noivas, muito antes da Rainha Victoria o ter popularizado no mundo ocidental.

Para as noivas, coloquem um pouco de açúcar dentro das luvas, o açúcar adoçará a vossa união.
Os ingleses acreditam que se a noiva encontrar uma aranha no vestido de casamento, esta trará sorte ao casamento.

Na Holanda planta-se um pinheiro fora da casa dos recém-casados, símbolo de fertilidade e de sorte.




Na Turquia, antes da noiva sair da igreja, pede às suas amigas solte iras para escreverem os seus nomes na sola dos seus sapatos. Depois da noite de dança, a tradição dita que a assinatura da pessoa que estiver mais gasta será a próxima pessoa a casar.











O sábado é considerado o dia mais azarento, de acordo com o folclore inglês, o que acaba por ter uma certa graça, visto ser o dia mais popular escolhido para casar.

No Egipto, para dar boa sorte, as mulheres egípcias beliscam a noiva no dia do seu casamento.

As noivas do Médio Oriente pintam motivos henna nas suas mãos e pés para as proteger do mau-olhado.

A tradição de usar damas de honor no casamento, remonta ao tempo dos romanos. As testemunhas, ou damas de honor exigidas num casamento romano, protegiam a noiva, vestindo-se de maneira semelhante à noiva, enganado assim os maus espíritos, impedindo-os de reconhecerem a noiva.

Uma noiva sueca costuma colocar uma moeda de prata oferecida pelo seu pai e uma moeda de ouro oferecida pela sua mãe, em cada sapato, assegurando que ela nunca passará sem eles.

Na África do Sul, ambos os pais da noiva e do noivo, transportam fogo, simbolizando o fogo que passa dos seus corações acendendo um novo fogo no coração dos recém-casados.

Na tradição inglesa, a quarta-feira é considerado o melhor dia da semana para casar.

As mulheres marroquinas tomam um banho de leite para se purificarem antes da cerimónia do casamento.

O noivo leva a noiva ao colo pela porta de sua nova casa para a proteger dos espíritos maus que estão à espreita no chão da porta.



















A tradição do bolo de casamento remonta à antiga Roma, onde na cerimónia de casamento se partia um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para o bem da fertilidade.

As alianças de casamento e de compromisso são usadas no quarto dedo, porque outrora no Egipto se pensava que uma veia nesse dedo estava directamente ligada ao coração.

Diamantes sobre ouro ou prata, ficaram muito populares a formalizar um compromisso,

devido aos ricos Venezianos o terem feito, por volta início do século dezasseis.

Na linguagem simbólica das jóias, uma safira num anel de noivado significa felicidade conjugal.
As pérolas para anel de noivado estão associadas à má sorte, porque a sua forma lembra uma lágrima.

A pedra aquamarine, símbolo de honestidade e lealdade, representa harmonia marital e representa um casamento longo e feliz.

A tradição ocidental do vestido branco foi iniciada em 1840 em Inglaterra pela Rainha Victoria, no seu casamento com o príncipe Alberto. Nessa época era a cor azul que simbolizava pureza, enquanto o branco era símbolo de riqueza. Como a cor branca não era geralmente escolhida para o vestido de noiva, a Rainha Vitória surpreendeu a todos e lançou a tendência – que logo foi copiada por mulheres de todo continente europeu e americano.



Na Dinamarca, as noivas e os noivos tradicionalmente trocam as roupas um com o outro, para confundir os maus espíritos.

As despedidas de solteiro foram originadas pelos soldados Espartanos, que se despediam dos seus dias de solteiros com uma festa desconcertante.

Em Portugal o típico vestido de casamento, antes do século vinte era tradicionalmente preto.

A tradição do véu da noiva iniciou-se com os antigos Gregos e Romanos, que pensavam que o véu protegia a noiva dos infortúnios e dos maus espíritos.

No Egipto, a família da noiva, durante a primeira semana de casados, encarrega-se de cozinhar para os noivos, para que o casal possa desfrutar o início do casamento.
EU GOSTEI MESMO DESSA!!! HEHEHEHE E DESDE QUE MANDASSEM ENTREGAR.... RS

A tradição do "tradicional" bolo de casamento empilhado, partiu de um jogo, onde a noiva e o noivo tentavam beijar-se por cima de um bolo, que se tornava cada vez maior, tentando não o derrubar.

A expressão “dar o nó” vem de antigas tradições relativas aos casamentos Egípcios e Hindus, onde as mãos da noiva e do noivo são literalmente atadas, demonstrando o seu laço de união.

A noiva coloca-se do lado esquerdo do noivo durante a cerimónia do casamento, porque antigamente o noivo necessitava da mão direita livre para lutar com os seus concorrentes.


Na tradição católica originalmente usava-se anunciar o casamento, afixando a intenção dos noivos, para assegurar que estes não eram família.

A popularidade dos casamentos em Junho descende do deus Romano Junho, que era o deus do casamento, nascimento e do coração.


Fonte: O Nosso Casamento

O que vcs acharam?

Continuo na dúvida sobre o sorteio, idéias??

bjokas

Noivinhos em Mangá

27 de out. de 2010

Oi amigos,

O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) (em japonês: 漫画 manga?, literalmente história(s) em quadrinhos) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações. Fonte: Wikipédia.

Como o noivo gosta muito de mangá, andei pesquisando e encontrei algumas idéias para serem utilizadas em casamentos:

Imagem (para ítens personalizados, convites, lembrancinhas):






Topo de Bolo




História dos Noivos em Quadrinhos




O que acharam???

Um abraço pra tds vcs e um beijo mega apaixonado pro meu noivo lindo, que entra aqui todos os dias e me ajuda a postar, pesquisar, enfim que me dá o maior apoio em tudo......

te amo mto lindinho!!!

ah! estou querendo lançar uma promoção de abertura do blog, mas estou em dúvida do que sortear.... sugestões (Bom Bonito e Barato, sabe como é bolso de noiva né)??

Casamento no Campo: inspirações e dicas

25 de out. de 2010

Oi amigos,

Ainda não comentamos, mas queremos fazer a cerimônia no campo ao ar livre. Fica muito lindo! Estamos decidindo o local. Temos algumas opções aqui em Ctba.

A grande vantagem é que a natureza se encarrega da decoração, nós apenas complementamos o cenário. Claro que casar na Igreja tb é lindo. Mas meu sonho sempre foi de casar no campo mesmo. Adoro a natureza, não é a toa que eu sou bióloga né.

Aqui tem algumas fotos inspiradoras.







Dicas para quem escolhe casar no campo (Fonte Guia de Casamento)

Se a noiva optou por realizar seu casamento no campo com uma cerimônia ao ar livre, como em uma chácara, sítio ou uma mansão, comece a procurar com antecedência, pois você vai precisar visitar vários lugares até encontrar um que esteja dentro de suas expectativas. Para tanto, é importante considerar alguns fatores, como:

Localização do Sítio

O casamento no campo geralmente acontece em sítios e chácaras que costumam ser um pouco afastados. Mas isso não é problema, desde que o local seja de fácil acesso e se leve em consideração de onde vem a maioria dos convidados. Se possível faça um mapa, isso ajuda muito.

Atenção no Contrato

Acerte todos os detalhes com o responsável pelo local, coisas como área de utilização, quarto para a noiva se arrumar, horário para cerimônia e festa, possíveis restrições e demais serviços contratados, tudo por escrito.

Infraestrutura

Veja se o local tem estrutura para comportar o seu número de convidados, se tem mesas e cadeiras suficientes, se tem espaço adequado para cerimônia e festa, e se possui espaço coberto (em caso de chuva). Alguns locais oferem um pacote completo com diversos serviços, como: buffet, decoração, cerimonial, foto e vídeo e até dia da noiva.

Celebrante - Padre / Pastor

Se tiverem preferência por algum padre, procure saber se está autorizado a realizar casamento fora da comunidade. Ou informem-se com o responsável pela chácara / sítio, pois geralmente eles indicam algum padre. Procure conhecer pessoalmente, antes do casamento, o padre / pastor que vai realizar sua cerimônia, assim vocês se sentirão mais à vontade no dia. Se a noiva é evangélica, deve procurar o Pastor da sua igreja. Noivas de outras religiões devem falar com os responsáveis em sua igreja / tempo e marcar uma hora com o celebrante.

Decoração, Florista

Ao contrário da igreja, em que o custo às vezes pode ser dividido, no casamento no campo em chácara ou sitio toda decoração fica por conta dos noivos. Em compensação, vocês podem abusar dos detalhes e fazer do jeito que melhor combinar com seu estilo do casal.

Música do Casamento

Seja qual for o tipo de som escolhido (DJ, banda, orquestra, etc.), procure conhecer o trabalho de vários profissionais e escolha aqueles que combinem melhor com vocês, mas que também sejam flexíveis, afinal nem todos seus convidados gostam do mesmo tipo de som.

Recepção, Festa

Decida qual será o tipo de recepção e qual será o cardápio do buffet, assim fica mais fácil na hora de solicitar um orçamento. Procure conhecer o trabalho de vários serviços de buffet. Se informe a respeito da qualidade dos serviços, do profissionalismo, a qualidade dos alimentos e a seriedade dos profissionais que vão cuidar da alimentação de seus convidados.

Transporte da Noiva

Se pretendem realizar cerimônia e recepção no mesmo local, muitas vezes o transporte é dispensável, no entanto pode se fazer uso de uma carruagem, helicóptero, ou mesmo um carro para levar a noiva para cerimônia e depois levar o casal até a recepção.

Segurança do Sítio

Se o local não oferecer o serviço de segurança, se possível contrate alguns seguranças para ficarem na portaria e cuidarem dos carros, assim seus convidados ficam mais tranquilos.

Estacionamento

Geralmente as chácaras e sítios possuem amplo espaço para estacionamento, mas caso contrário, procure saber onde seus convidados poderão estacionar e contrate uma pessoa para fazer a indicação no dia.


bjokas

Mais promoção: sapinho super fofo!!!


Sapinho do Blog Sim! Aceito!

Pra concorrer é só entrar lá e fazer um comentário... as regras estão no post....

boa sorte!!

bjokas

Entrada de casamento diferente.

Pessoalmente achei maravilhosa *___* Quem me dera ter coragem pra fazer assim no nosso né more? Essa é a entrada do casamento de dois norte-americanos. A entrada foi proposta pela noiva, que foi aceita na mesma hora pelo noivo....que vocês acham?

Organização do Casório

24 de out. de 2010


Eu ansiosa como sempre, já estou olhando tudo sobre casamentos há muito tempo.... e falta ainda mais de um ano para eu casar..... mas eu quero mesmo é curtir ao máximo esta fase..... passamos tão pouco tempo noivas, eu fiquei 10 anos namorando e vou ter menos de 2 anos para curtir o noivado (ainda bem né, mais 10 anos eu não aguentaria). Bom, mas eu retirei estas dicas de organização do Site da Noiva. São bem interessantes.

O grande macete para ter o casamento perfeito é a organização, assim você ganha tempo para realizar tudo e um pouco mais! Montamos uma agenda para você chegar lá com muita tranqüilidade.

12 meses antes

A primeira coisa é a data do casamento, cuidado com os feriados e datas como copa do mundo, etc. Reserve a igreja, se for casar no religioso, defina como vai ser a recepção e visite algumas locais, anote as informações e o nome das pessoas com quem falou, ficará mais fácil quando retomar ao assunto.

Marque uma reunião com seus pais e seus futuros sogros para discutirem o que será feito, quanto pretendem gastar, quem irá pagar o que e as formalidades do evento. Chegar a um acordo significa evitar decepções e brigas futuras.

Se for utilizar o serviço de um consultor esta é a hora de escolher o profissional.

Uma dica interessante é visitar Eventos de Noiva.

Comece a listar os convidados. Aos poucos, confirme endereços e telefones, necessários na hora de distribuir os convites.

Comece a preparar seu enxoval. Parece conselho antigo, mas ninguém gosta de começar uma vida nova com lençóis, toalhas e camisolas velhos. Veja também o que será necessário em termos de eletrodomésticos e mobiliário.

Decida onde vocês vão morar e, se for necessário, comece a procurar um lugar ou a fazer reformas.

10 a 8 meses antes

É hora de uma das melhores partes, pesquise em revistas e em sites, o modelo de seu vestido, decida se vai comprar ou alugar, procure a loja ou estilista que vai cuidar disso. Não se esqueça que o modelo deve se adequar ao horário da cerimônia e ao seu tipo de corpo.

Visite lojas de grinaldas, escolha a sua e faça a reserva.

Comece a visitar as empresas ou profissionais: fotógrafos, músicos, confeitarias e boleiras, floriculturas e decoradores para conhecer o trabalho de cada um e fazer orçamentos.

Decida onde será a lua-de-mel. Pesquise alguns destinos, confiram os preços e o que será necessário providenciar, passaporte, vistos e etc... Se possível façam as reservas.

Faça um check-up completo e os exames pré-nupciais. É recomendável visitar seudentista.

Defina o local da festa e o que vai servir.

8 a 6 meses antes

Finalize a Lista de convidados, veja se não há nomes repetidos, se a grafia dos nomes e os endereços estão corretos.

Convide os padrinhos e madrinhas do religioso e do civil, as daminhas e os pajens (se você não puder arcar com as despesas dos trajes, lembre-se de deixar isso claro para que os pais das crianças possam aceitar ou não o convite) Decida como deve ser a roupa das madrinhas, elas vão querer saber o que usar é bom você ter a resposta. Faça o convite pessoalmente.

Defina o cardápio da festa. Marque uma reunião com o maitre ou gerente do buffet e umacom o cerimonial (se você optou por este serviço). Com ambos discuta todos os detalhes (no caso do buffet, o cardápio) e suas dúvidas.

Defina a decoração da igreja e da festa. Não se esqueça de checar quais são as flores da época, que geralmente saem mais baratas porque são mais fáceis de conseguir e estão mais bonitas. Aproveite e encomende seu Buquê e das daminhas (se for usar).

6 a 4 meses antes

Confirme a lua-de-mel e prepare a papelada necessária.

É o momento certo para fazer os convites e se forem usar, os cartões de agradecimento de presentes. Tente fazer tudo na mesma empresa para conseguir negociar descontos. Se for usar o serviço de um calígrafo contrate agora também. Elabore um mapa com a localização da igreja e da recepção para convidados de fora.
Entre em contato com bandas, corais e DJs que toquem em casamentos e já feche contrato com eles para a igreja e para a festa. Não se esqueça de discutir com eles seu estilo musical.
Se for utilizar o serviço de cerimonial (extremamente recomendável) procure visitar alguns profissionais e defina quem será o “Anjo da Guarda” do seu grande dia.
Comece a montar uma lista de presentes. Não se esqueça de verificar em quais lojas é possível deixar uma lista pronta para ser indicada aos convidados.

Contrate os serviços de foto e vídeo. Deve ser levado em consideração não só o valor pago mais também a qualidade e o atendimento do profissional. Lembre-se: "O que é bom para seu vizinho pode não agradar você", por isso pesquise e verifique pessoalmente o trabalho de cada profissional.

Escolha como será o bolo de seu casamento e os docinhos e contrate.

Se o seu vestido for feito sob medida, é hora de começar as provas. Verifique as datas marcadas por seu estilista ou Maison. Aproveite e escolha também os sapatos.

Se o casal não usar aliança durante o noivado, é o momento do noivo comprá-las e gravar os nomes.

3 a 2 meses antes

Vocês (os noivos) devem providenciar toda a documentação para o casamento civil e marque a data no cartório.

Definir roupas do noivo, padrinhos, damas e pajens. Uma boa opção para o vestido das damas é a locação ou primeira locação.

Escolha e compre as lembrancinhas.

Faça as listas de presentes em, pelo menos, duas lojas da sua cidade, assim seus convidados terão mais alternativas. Não esqueça de incluir peças do gosto do noivo.

Combine com o bufê o dia de provar a comida. Faça isso logo, para dar tempo de consertar se alguma coisa não sair como você imaginava.

Converse com os músicos sobre a escolha das músicas e o repertório tanto para festa como para a igreja.

Encontre o florista para acertar os detalhes da decoração.
Veja como você vai querer o seu buquê e acerte os detalhes com quem vai fazê-lo.
Se for alugar um carro para ir ao casamento, está mais do que na hora de pesquisar preços e fazer uma reserva.
Se for usar seguranças e manobristas, pesquise os preços e já feche contrato com alguma empresa.
Comece a pensar no Cabelo e na Maquiagem para o dia. Viste algumas empresas e converse com os profissionais, defina se vai usar alguma coisa na cabeça, como uma coroa, flores ou tiara.
Se possível faça o “Dia da Noiva” este serviço oferecido por alguns Cabeleireiros e Centros de Estética proporcionam além de todos os tratamentos faciais e corporais necessários, momentos de tranqüilidade antes do seu Casamento. Alguns ainda oferecem o “Dia do Noivo”.
Envie os convites para os convidados de outras cidades e entregue pessoalmente os convites para padrinhos, pais de daminhas e pajens.
Verifique os toaletes, se será necessário providenciar toalhas e sabonetes, o cerimonialajudará você.
Faça a reserva da Noite de Núpcias.
Lembre-se e compre um presente para a pessoa mais importante do seu casamento, o“seu noivo”, afinal ele será seu “futuro marido”. Essa dica vale para o noivo também.

1 meses antes do casamento
Distribua o restante dos convites. Verifique se não esqueceu de ninguém na lista de convidados. Entre um mês e meio e quinze dias do casamento todos devem ter sido entregues. Recebendo com muita antecedência, os convidados podem esquecer da data.

Se necessário, converse com o maitrê ou gerente do buffet e acerte os detalhes finais da recepção e a disposição dos lugares. Você também pode rever a seleção de músicas com o grupo ou banda contratada.

Compre a faca que irá cortar o bolo ou verifique se a do bufê é adequada.
Combine os detalhes e marque as datas dos chás de bar e/ou de panela com os amigos que vão organizá-los. O ideal é que aconteça uns quinze dias antes do casamento.
Faça a prova de cabelo e maquiagem. Se você for mudar a cor dos cabelos, fazer reflexos ou permanentes, este é o momento! Não deixe para mais tarde, quando não há tempo de corrigir possíveis falhas.
Marque um ensaio da cerimônia com seu Cerimonial. Se necessário faça uma reunião para verificar se está tudo certo.
Marque as datas dos chás de bar e/ou de panela.
Marque uma reunião com o pessoal da decoração e confirme a posição dos arranjos e outros detalhes.
Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, dia da noiva e possíveis reuniões.

Separe numa pasta todos os cartões que acompanham os presentes, anotando atrás o que ganhou para poder enviar os agradecimentos.

Compre uma lingerie para o dia do casamento e para a lua-de-mel.


15 dias antes do casamento
Confirme as reservas da viagem, hotel, passagens e comece a fazer as malas.

Faça a última prova de vestido.

Cheque a mudança de nome nos documentos.
Marque uma reunião com seu Cerimonial (se dispor desse serviço) e acerte os detalhes pendentes, verifique os nomes dos convidados que não responderam o convite (isso será útil para o maitrê. Confira os acessórios que for usar no dia (meias extras, alfinetes de segurança, jóias ou bijuterias).
Aproveite ao máximo o chá-de-cozinha ou chá-bar. Divirta-se.

7 dias antes do casamento

Alimente-se bem e prepare-se para o resto da semana. Uma boa dica é fazer um tratamento completo de pele e cabelos, com tudo a que tem direito; além de reservar um tempo para ficar com sua família. Aproveite para marcar os últimos detalhes para o Dia da Noiva.
Junto com seu Cerimonial, averigúe todos os detalhes e serviços contratados.
Se for definir quem senta em cada mesa, mande o plano de mesas para o bufê ou passe para seu Cerimonial.
Monte um kit de emergência e deixe com alguém cuidadoso ou seu Cerimonial para levar no dia do casamento. Coloque: pó, batom, 2 pares de meias, lenços de papel, linha, agulha, alfinetes, band-aid, um analgésico e qualquer remédio que você costume tomar.
Separe os objetos que irá usar no dia do casamento e guarde-os em algum lugar da casa. Se for usar outros sapatos ou acessórios na festa, deixe-os separados e mande-os junto com as lembrancinhas ou entregue para seu Cerimonial.
Lembre seu noivo de organizar o dia dele do casamento. O que vai fazer, com quem estará, quem irá ajudá-lo a se vestir e quem vai levá-lo à cerimônia.

1 dia antes do casamento
Tenha certeza de que tudo está resolvido, principalmente quanto à cerimônia, posições, entradas, juramentos e alianças. Peça ao seu Cerimonial ou a algum amigo confiável para levar seu vestido, véu e buquê para o local aonde você vai se trocar (caso a loja não faça esse serviço).
Arranje um tempo para encontrar seu noivo e dê o presente.

Relaxe e procure dormir cedo.

Cuidado com a alimentação e relaxe! Tenha uma ótima noite de sono.

No dia de seu casamento

Descanse bastante e coma só coisas leves.
Aproveite os benefícios do seu Dia da Noiva (se utilizar este serviço) ou faça a mão, a maquiagem e o cabelo.
Tente se arrumar com calma, relaxar e, principalmente, aproveitar. As coisas foram tão bem planejadas que não têm como não sair tudo perfeito.


Postagens Populares

Blog contents © Henry & Iza 2010. Blogger Theme by Nymphont.