Para levar as alianças: inspiração

1 de nov. de 2010

Oi amigos,

Não há como negar que o momento mais fofo da cerimônia é a entrada das daminhas e pajens.

Na Idade Média a dama de honra era uma mulher, normalmente mais velha, contratada pelo pai da noiva, que além de servir como testemunha, tinha a função de ajudar nos preparativos para o casamento e acompanhar a noiva durante a cerimônia. Esse “acompanhar era na verdade impedir que a noiva fugisse da cerimônia, uma vez que, naquela época, a grande maioria dos casamentos serem acertados pelos pais, contra a vontade das filhas.
Com o passar dos anos, isso foi se atenuando e as amigas da noiva, passaram a ser incumbidas dessa função, que passou a fazer parte das tradições do casamento e, mais tarde, as crianças ligadas à família, passaram a acompanhar o cortejo nupcial como pajens e daminhas.
Hoje em dia, os pajens, damas de honra e daminhas não são indispensáveis no cortejo do casamento, mas, sem dúvida embelezam a cerimônia. Cabe à noiva decidir se quer manter essa tradição e quem serão os escolhidos para tais funções.

DAMINHAS - Devem vestir trajes brancos, pérola ou em tons pastéis.
Em cerimônias pela manhã, podem usar modelos estampados e o tafetá é uma boa escolha de tecido.
À tarde os tecidos podem ser organza, tafetá e cetim e nas cerimônias à noite, podem usar detalhes em renda e fitas de cetim.
No inverno, podem usar vestidos com detalhes em veludo, mas o comprimento das saias, sempre deve ser na canela e sem luvas longas.
As daminhas levam buquezinhos feitos das mesmas flores do buquê da noiva.
O arranjo de cabeça pode ser de flores artificiais ou naturais ou chapéus.
Os sapatos acompanham a cor do vestido.

PAJENS - Os noivos decidem as cores do traje, geralmente tons escuros e camisas brancas, com meias brancas e sapatos de amarrar de verniz.
Meninos muito pequenos, até quatro anos de idade, usam calças curtas cobrindo os joelhos.

DAMAS DE HONRA - Geralmente são amigas da noiva, entre 14 e 23 anos de idade.
Devem acompanhar o estilo do vestido da noiva. A noiva irá determinar o modelo e cor das roupas, geralmente em tons pastéis.
Todas devem ter o mesmo arranjo de cabeça e buquê.

DEMOISELLES D’HONNEUR & GARÇONS D’HONNEUR
Não confundi-los com as Damas e Pajens. São de idade diferente, geralmente entre 12 e 20 anos. As Demoiselles ajudam a noiva na saída do carro e na preparação para entrar na igreja.
No altar seguram o buquê e arrumam a cauda do vestido, ajudam a noiva no momento da saída. Tomam posição, no altar, ao lado da noiva e ficam de frente para ela (levemente em diagonal).
Os Garçons entram ladeando o noivo, ou a sua frente (se for apenas um). Ambos, em princípio, não devem transportar alianças. No caso de meninas, podem ir à frente da noiva jogando flores no caminho, ou transportarem um ramo de rosas ou outra flor. Tomam posição, no altar, ao lado do noivo e ficam de frente para ele (levemente em diagonal).

DICAS IMPORTANTES...
- Vestido das daminhas deve acompanhar o estilo do vestido da noiva, sem necessariamente ser do mesmo modelo;
- Segunda a regra de etiqueta, a noiva fornece apenas os buquês, os arranjos de cabeça e as luvas, portanto, os pais das daminhas e pajens arcam com as despesas da roupa. Tudo deve ser esclarecido quando você convidá-los a participar, dando aos pais das crianças a chance de recusar o convite.
É claro, nada impede que você cubra os gastos das roupas, se assim desejar.
- Dizem os antigos que quanto mais crianças, mais felicidade para o casal, porém, não é aconselhável mais de três crianças durante o cortejo;
- Aconselha-se as crianças maiores de seis anos e que já tenham um certo convívio com a noiva, para facilitar a compreensão destas, da importância de sua tarefa no momento do cortejo. Crianças muito pequenas podem ficar tímidas, chorar e acabar destoando do cerimonial.

O CORTEJO - Cada grupo entra em pares ao som de sua própria música, não a marcha nupcial. As meninas caminham para o altar, em seguida, os pajens e, depois, as damas de honra. As alianças são sempre trazidas por um menino, que as levará sobre uma almofada. Se houver apenas daminhas, uma delas pode levar as alianças. Outra opção é formar casais de daminhas e pajens, que entram lado a lado, antes das damas de honra.
O cortejo caminha para o altar e divide-se, parte para a esquerda e parte para a direita. Caso seja apenas uma dama ou pajem, deve ficar do lado esquerdo.

Encontrei várias idéias geniais para abrilhantar o momento do cortejo. Agora é só me inspirar nelas e pensar em algo bem bacana. Temos muitas opções. A moda é ser original, criativo e dessa forma personalizar o ser casório.

Opções para o cortejo:
- bonecas
- bouquets de flores e pirulitos
- balões
- almofadas
- ursinhos de pelúcia
- bolhas de sabão













E o seu melhor amigo tb pode participar:


BOM FERIADO!!

Bjokas


1 Palavras de Apoio:

Noiva tatah disse...

Que tanto de tempo vocês estão juntos, muuuito legal que vocês amadureceram juntos e com certeza têm muita estória pra contar.
Bjokas e vou adicionar seu blog aos meus favoritos.

Postar um comentário

O que você achou do post?
Deixe seu comentário!
Muito obrigada pela visitinha!

Postagens Populares

Blog contents © Henry & Iza 2010. Blogger Theme by Nymphont.